quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Circuito de Carregador Automático de Bateria


qui está um carregador de bateria 12 volts de chumbo ácido que desligar automaticamente quando o processo de carregamento da bateria atinge a carga completa. Isso impede o sobreaquecimento da bateria de modo que, o carregador pode ser deixado ligado permanentemente na bateria.

Se a tensão terminal da bateria abaixo do nível definido, digamos 13,5 volts, o circuito liga-se automaticamente para o modo de carga.



A Corrente de carga, bem como a alimentação do circuito é obtida a partir de um transformador de 0-18V 2 ampères. A baixa tensão AC é retificado pela ponte retificadora D1 a D4 e pelo capacitor C1.
IC2 (CA3140) é usado como um comparador de tensão, sua entrada inversora recebe 4,7 volts de tensão de referência do ZD Zener, enquanto a entrada não inversora recebe uma tensão ajustável através do VR1.



Quando a tensão terminal da bateria aumenta para 13,5 volts, pino 3 do IC2 fica com maior tensão do que o pino 2 e a saída do IC2 se torna alto. Isso ativa o relé e a abertura de contatos. Corrente de carga para a bateria cortada e o relé permanece como tal, já que a tensão da bateria (13,5 V ou mais) mantém a tensão em pino 3 do IC2 é maior do que o pino 2.




Antes de conectar a bateria, defina a tensão de entrada para IC2 usando uma fonte de alimentação e a bateria totalmente carregada. Gire a chave S1 para a posição desligado e ligar a energia. Em seguida, conecte uma bateria completamente carregada / alimentação variável para testar pontos TP polaridade observando. Meça a tensão de entrada para o pino 3 do IC2.





Lentamente ajuste VR1 até que a tensão de entrada para o pino 3 do IC2 eleva para 5 volts. Neste ponto, relé deve energizar e o LED vermelho se acende. Em seguida, conecte a bateria para carregar e ligar S1. Se a bateria toma conta corrente, ao pino 3 do IC2 vai ser baixo desde que a maioria da corrente de dreno ocorre na bateria. Isso mantém o relé desligado. Quando a bateria aumenta a tensão acima de 13,5 volts, não passa mais corrente para a bateria.




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