segunda-feira, 28 de outubro de 2013

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Transformadores

Teoria, prática e dicas

(Para transformadores de pequena potência)











quinta-feira, 17 de outubro de 2013

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Transmissor de AM

Este pequeno transmissor transmite os sinais de um toca-fitas para um receptor de AM sintonizado em torno dos 800 MHz, colocado nas proximidades. A bobina é uma osciladora comum para rádio AM e que pode ser ajustada pelo seu núcleo para operar em outra frequência, caso exista alguma emissora operando nela. O trimpot ajusta a modulação de modo a se obter o melhor rendimento sem distorção. A antena é um pesaço de fio esticado e a alimentação pode ser feita com tensões entre 6 e 9 V se bem que é indicado 7,5 V. É importante apenas que a fonte de alimentação tenha boa filtragem para que sejam evitados roncos na transmissão. Os eletrolíticos são para 12 V ou mais e os demais capacitores podem ser cerâmicos ou de poliéster.


Transmissor am



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Transmissor de FM (3 watts)

Este é um transmissor com entrada de áudio em AM que oferece bons resultados. Na entrada deve ser ligado o áudio proveniente de uma mesa ou aparelho de som.
O transistor Q1 deve ser dotado de um bom radiador de calor.




Transmissor de FM (1 watt)



Com um sinal de entrada de 150 mV pico a pico obtém-se um desvio na freqüência de operação para a modulação de 75 kHz, o que leva a emissão às mesmas características das emissoras comerciais, com excelente qualidade de som. A potência de saída é de +30 dBm o que corresponde a 1 W com o qual pode ser obtido alcance de vários quilômetros com uma boa antena externa. Os dois transistores de saída devem ser montados em bons radiadores de calor. Os trimmers C1 e C2 são de 9 pF da do tipo de 7mm amarelo, enquanto que C3 e C4 são trimmers de 36 pF de 7mm violeta.
As bobinas tem as seguintes características:
L1 - 3 a 4 espiras de fio 21 com diâmetro de 7mm em núcleo de ferrite.
L
2 - 8 espiras de fio de 21 com diâmetro de 7mm e núcleo de ar.
Os choques de RF são do tipo comercial (micro-choque) que podem ser encontrados nas casas especializadas. A alimentação deve ser feita com fonte de 15 V, pelo menos 1,2 A e excelente filtragem para que não ocorram roncos.
O trimpot P
2 deve ser ajustado para obtenção de maior potência de saída sem oscilações. Estas oscilações podem ser percebidas na forma de um ruído branco que cobre toda a faixa sintonizada por um receptor próximo.




segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Livro Principios de Telecomunicações - Ed. Érica





Princípios de Telecomunicações - Teoria e Prática
  Autor -Julio César de Oliveira Medeiros
Páginas -322
Tamanho - 57,97MB


Índice:

1- Conceitos Básicos em Telecomunicações
2- Os Sinais Elétricos da Informação
3- Os Canais de Comunicação e o Ruído Elétrico
4- As Ondas de Rádio
5- O Radiotransmissor
6- O Radioreceptor
7- Linhas de Transmissão
8- Antenas
9- Radiopropagação
10- Multiplexação  de Canais
11- Sistemas de Comunicação Digital
12- Equipamentos Rádio - Especificações e Manutenção









domingo, 13 de outubro de 2013

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Apostila

Polarização de transistores bipolares com divisor resistivo na base




domingo, 6 de outubro de 2013

ECA VRT DVD-Semicondutor Data Base + Crack e Serial






Serial para Instalação : IIAWILI*656972

Apos o programa ser instalado é só copiar o Crack e colocar na Pasta ECA Vrt disk em Arquivos de Programas





                                              Proteus 7.8








sábado, 5 de outubro de 2013

Amplificador de RF de 1 watt







Este é um circuito simples de um amplificador de RF de 1 watt de potência broadband, ou seja, ele tem uma banda larga de frequência DE OPERAÇÃO. Este é um amplificador classe C que pode ter uma saída de até 1 Watt. No esquema existe uma tabela que mostra quais transistores, bobinas e capacitores devem ser usados para a operação na faixa de frequência desejada. As faixa de frequência são 30MHz, 100MHz e 200MHz.

                            Verificador de bobina defletora


                               Transmissor de FM estéreo



 
                                  Transmissor de FM

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

                               Detetor de fugas microondas






                                            Testador de flyback


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Eagle 5.9            


  Download               

Circuito de Carregador Automático de Bateria


qui está um carregador de bateria 12 volts de chumbo ácido que desligar automaticamente quando o processo de carregamento da bateria atinge a carga completa. Isso impede o sobreaquecimento da bateria de modo que, o carregador pode ser deixado ligado permanentemente na bateria.

Se a tensão terminal da bateria abaixo do nível definido, digamos 13,5 volts, o circuito liga-se automaticamente para o modo de carga.



A Corrente de carga, bem como a alimentação do circuito é obtida a partir de um transformador de 0-18V 2 ampères. A baixa tensão AC é retificado pela ponte retificadora D1 a D4 e pelo capacitor C1.
IC2 (CA3140) é usado como um comparador de tensão, sua entrada inversora recebe 4,7 volts de tensão de referência do ZD Zener, enquanto a entrada não inversora recebe uma tensão ajustável através do VR1.



Quando a tensão terminal da bateria aumenta para 13,5 volts, pino 3 do IC2 fica com maior tensão do que o pino 2 e a saída do IC2 se torna alto. Isso ativa o relé e a abertura de contatos. Corrente de carga para a bateria cortada e o relé permanece como tal, já que a tensão da bateria (13,5 V ou mais) mantém a tensão em pino 3 do IC2 é maior do que o pino 2.




Antes de conectar a bateria, defina a tensão de entrada para IC2 usando uma fonte de alimentação e a bateria totalmente carregada. Gire a chave S1 para a posição desligado e ligar a energia. Em seguida, conecte uma bateria completamente carregada / alimentação variável para testar pontos TP polaridade observando. Meça a tensão de entrada para o pino 3 do IC2.





Lentamente ajuste VR1 até que a tensão de entrada para o pino 3 do IC2 eleva para 5 volts. Neste ponto, relé deve energizar e o LED vermelho se acende. Em seguida, conecte a bateria para carregar e ligar S1. Se a bateria toma conta corrente, ao pino 3 do IC2 vai ser baixo desde que a maioria da corrente de dreno ocorre na bateria. Isso mantém o relé desligado. Quando a bateria aumenta a tensão acima de 13,5 volts, não passa mais corrente para a bateria.




Carregador automatico de bateria


Este circuito é um carregador automático de bateria de chumbo ácido 12V, sua montagem é rápida e fácil. Seu funcionamento é simples, quando a bateria está completamente carregada, o circuito desliga e acende um LED e ao descarregar ele volta a carregar automaticamente.